terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mendel e as ervilhas

Aula de Genética. É impossível não falar de Mendel e suas ervilhas. Grandes ervilhas que viraram personagens de história da ciência.
Devemos mesmo contar aos nossos alunos os primórdios da genética, mas nossos educandos só conhece ervilhas vendidas em latas (as vezes suas mães fazem coleção de copos, tem copo de geléia, milho verde, ameixas em calda, ameixas secas e, dããã, ervilhas). Essas ervilhas são sempre verdes e lisas. Talvez se tivesse ervilhas amarelas e rugosas nos ajudaria nas aulas.
Nas aulas de genética prefira exemplos mais viáveis, como por exemplo o bico de viúva. Você pode até realizar casamentos hipotéticos em sala, construir heredogramas, coisas desse tipo.
Sempre há alunos com e sem bico de viúva. Fazendo pergunta simples é possível, as vezes, determinar os genótipo dos pais. Assim fica muito melhor de entender a primeira de lei de Mendel.
Usar o exemplo das ervilhas é bom, mas no nosso caso não é a melhor.
Quando garoto meu avô contou a seguite anedota: Três discípulos tentavam colocar o mestre a prova.
Um deles disse "vamos pegar um passarinho recén nascido do ninho, depois perguntaremos ao mestre se o passarinho está morto ou vivo, não tem erro. Se ele responder que está morto, mostramos o pássaro vivo; se disser que está vivo, aperto o pescoço do bicho e o mostramos morto".
Assim fizeram. Ao se aproximar do mestre perguntaram: "Mestre o pássaro está morto ou vivo?"
O mestre olhou bem nos olhos dos discípulos e respondeu: "A vida da ave está nas suas mãos"

Quantas vezes você se perguntou que a vida está nas suas mãos?

Valeu galera!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Torcedor do futebol cearense

Agradeço ao meu tio (tio Eugenio) por me ensinar a assistir os jogos do campeonato cearense em rádio. Ficava admirado com sua habilidade de memorizar os comentaristas e narradores das principais emissoras AM da capital. Memorizava não só os comentaristas e narradores, memorizava até as vinhetas das rádios.
Torcedor do campeonato que se preze, digo, torcedor "original" dos campeonato cearense, tem que gostar de ouvir os jogos em rádio.
Digo isso por vários aspectos: não tem jogo ruim, toda bola é perigo real de gol e toda partida é mágica.
Hoje, temos a televisão que transmite os jogos, sinal dos tempos modernos. Que bom. Mas, a televisão nunca tirará do rádio a graça e o charme que nosso futebol tem.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Liberdade

Já dizia uma grande escritora brasileira Cecília Meireles: Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que nãoninguém que explique e ninguém que não entenda.