sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Biologia e Mídia 2

           Um dos fenômenos entre os adolescentes da televisão brasileira foi a novela "Mutantes", exibida pela Rede Record de Televisão.
            A novela consistia em vários personagens que tinham de poderes especiais. Esses poderes eram utilizado para o bem ou para o mau de acordo com o enredo do autor.
            O que quero explicitar aqui, está relacionado com o título da novela: MUTANTES.
            O que é um mutante? O que  sabemos como mutação?
            Mutação é a alteração no DNA de um organismos, a mutação ocorre naturalmente ou por agentes mutagênicos.
            Graças a mutação os organismos evoluem, adquirem novas características, se tornam resistentes a pragas, drogas ou venenos. Podemos dizer que, sem mutação a vida não seria tão diversificada como ela é em nossa era.
           Mutações pode ocorrer por influência de radiação, como as mutações em que ocasiona o câncer de pele. A radição provocada pelos raios ultravioletas do Sol, incide sobre a pele, afeta o DNA e provoca o melanoma.
            Podem ocorrer alteração no DNA devido ou uso de drogas como cigarro ou álcool, por exemplo.
            Exposição a produtos nucleares, como de acidentes corridos em Chernobyl na Ucrania, em Goiania, aqui no Brasil e mais recentemente os acidentes com os reatores nucleares devido o terremoto e tsunami no Japão, podem provocar cânceres devido as mutações.
            Todos nós somos mutantes, porque em algum momento em nossas vidas houve, se não houve ainda, um haverá uma singela mudança em sua sequência de DNA. Essas mudanças são irrisórias para o organismos. Por isso, não nos damos conta dessas mutações. Mutações não são boas ou más. Vai depender de sua ação no organismo.
             Mas, a novela comete dois pequenos erros.
             1º - as mutações que ocorrem nos organismos não são suficientes para provocar o surgimento de superpoderes, paranormalismo ou anexos orgânicos incríveis como uma "calda de escorpião" por exemplo.
             2º - muitos dos poderes que apareciam nos personagens era por causa da transferência de material genético de um organismo para outro, e isso não é mutação e transgenia.
              Transgenia é um  processo que consiste na transferência de material genético de um organismo para outro de espécies diferentes. Por exemplo, se quero que tomates tenham mais resistência contra desidratação e encontro um gene em outro organismo responsável por essa característica e transfiro-a para o tomate, acabei de realizar transgenia. Isso era o que ocorria na novela.
               Como explicitei em Biologia e Mídia 1: Novela é feita para entreter e não para ensinar.
           

Nenhum comentário: