Uma famosa emissora de televisão decidiu reprisar uma novela intitulada de "O Clone", escrito por Glória Perez.
A sinopse é a seguinte: O personagem vivido por Reginaldo Farias, o Leônidas, tem filhos gêmeos - Lucas e Diogo (Murilo Benício). Diogo morre no decorrer da trama. Diogo é afilhado do Dr. Albieri (Juca de Oliveira), e fica muito abalado com perda do afilhado.
Em uma consulta de rotina Dr Albieri retira uma amostra de tecido de Lucas e em uma situação de sorte, ouve de seus colegas que Deusa, vivida por Adriana Lessa, teve 32 óvulos retirados para análise.
Dr. Albieri não perde tempo, quebra as regras de conduta e faz uma fusão do núcleo de uma das células somáticas de Lucas em um dos óvulos de Deusa previamente retirado seu núcleo. Então, implanta o óvulo em Deusa.
Deusa então dá a luz a um filho geneticamente igual a Lucas, na realidade Léo é um clone de Lucas, Deusa serviu apenas como "barriga de aluguel".
Você pode confirir mais em: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-229915,00.html
Como se faz um clone?
A resposta é bem simples: você pega o núcleo de uma célula somática (célula que forma o corpo); essa é a parte importante, pois é no núcleo que se encontra as informações hereditárias. Depois um óvulo, retira desse óvulo o núcleo e descata-o. Em seguida funde, por meio de uma corrente elétrica, o núcleo da céula somática no óvulo anuclado e implanta em uma barriga de aluguel. Pronto, agora é só esperar.
Agora, saber se o fenômeno irá dar certo é outra coisa
Veja o esquema abaixo:

http://cnsc9tardepauloguilherme.blogspot.com/
Mas, voltando para o caso da novela.
Novela foi feita para fins de entretenimento e não para ensinar Ciências. O importante é saber usufruir das informações e buscar a reflexão se a mensagem está sendo bem ou mal interpretada.
Vamos aos pontos:
1º Na trama, apesar de Lucas e Léo terem uma diferença de 20 anos. Dificilmente Léo seria tão "igual" ao Lucas com os mesmos 20 anos. Por quê?
1 - a época é diferente.
2 - o ambiente é diferente.
3 - a alimentação é diferente.
4 - o convívio é diferente.
O fenótipo de Léo seria realmente diferente.
2º Leo não se sente como "Léo", mas como outrem; Léo é uma pessoa completamente diferente de Lucas, mesmo sendo um clone, Léo é dotado de vontade, desejos e outras sensações particulares.
3º Em um dos capítulos Léo pergunta ao Dr. Albieri se vai morrer cedo (de causas naturais), isso é possível de acontecer. Todos os mamíferos clonados na vida real morreram de causas naturais mais jovens que os mamíferos não clonados.
Essas informações são importante para incitá-los a refletir se o que passa em telenovelas é veredito ou não. Mas, torno a repetir: Novele foi feita para entreter e não para ensinar. Porém, aprenda com novelas se você gosta de assistí-las.
bisnetomaia permite a reprodução de seus textos
Nenhum comentário:
Postar um comentário